Calradia RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema de Combate

Ir para baixo

Sistema de Combate Empty Sistema de Combate

Mensagem por The Queen Sáb Jan 24, 2015 6:33 pm


O Combate


Para entender o sistema de ações, é preciso ter em mente que cada post num combate tem duração de aproximadamente dez segundos on game. Com base nesse tempo, definimos que tipos de ação podem ocorrer em um mesmo post, afinal, ninguém consegue correr, atirar uma flecha e destrancar uma fechadura em dez segundos.

Em cada post você pode executar, no máximo, um dos três “combos” abaixo:

      Uma ação padrão e uma ação de movimento, e vice-e-versa (+ ações livres);
      Duas ações de movimento (+ ações livres);
      Uma ação completa (+ ações livres).

Os tipos de ação são diferenciados com base em sua complexidade. Sendo assim, variam de Ação Livre (mais simples) até Ação Completa (mais complexa), e a diferenciação pode ser vista abaixo:

      • Ação Livre: esse tipo de ação não exige quase nenhum tempo e esforço. Lançar um objeto no chão ou gritar uma ordem simples são exemplos de ações livres. Falar é a ação simples mais comum: uma frase curta de no máximo 20 palavras é até certo ponto algo simples e rápido, embora recitar o antigo poema élfico sobre a criação do mundo, da vida e tudo mais possa demorar mais de 42 turnos.

    • Ação de Movimento: representam os movimentos físicos do seu personagem. Andar é a ação de movimento mais comum, mas a área a ser coberta depende do deslocamento particular do personagem. Além disso, retirar uma espada do cinto, abrir uma porta, beber uma poção e montar num cavalo são exemplos de ações de movimento.

      • Ação Padrão: basicamente, aquela que diz respeito à parte ofensiva do combate. São as ações que podem ser feitas com sobra de tempo para uma ação de movimento no mesmo turno, mas nada além disso. Fazer um ataques e conjurar magia são as ações padrões mais comuns.

      • Ação Completa: tipo de ação que despende muito do seu tempo, fazendo com que tenha de abrir mão de ações padrões e de movimento, embora ainda possa fazer uso das livres. Normalmente, apenas alguns tipos mais complexos de magia são classificados nesse tipo de ação.

Compreendendo as limitações dentro de um combate, resta então saber exatamente como ele funciona:

O combate é iniciado com um post do player que possui a maior destreza, que começará atacando, podendo usar qualquer ação que queira, desde que respeitando as limitações acima. O segundo a postar terá o direito a defesa – caso tenha sofrido um ataque –, que não conta como as ações acima, ou seja, o segundo personagem pode se defender e, ainda executar qualquer um dos “combos” de ações. O terceiro post será novamente do primeiro player, que responderá ao post do adversário da mesma maneira que esse fez com o seu. Após os três posts iniciais, finalizamos o primeiro turno, onde um dos narradores disponíveis irá dar seu parecer sobre a situação do combate.

Caso tenha havido algum ataque bem sucedido, iremos então calcular o dano causado, com uma fórmula simples. Fórmula, sim, daqueles que se usa na escola, mas num nível mais compreensível. Pra calcular o dano, usamos o valor da defesa e o de ataque, cada um com sua respectiva fórmula:

      Ataque = força ou destreza do personagem (varia conforme a arma utilizada) + dano da arma + d20
      Defesa = constituição do personagem + defesa de todos os equipamentos utilizados + d20

Tendo os valores de ataque e defesa, calculamos então o dano, que é a diferença entre o ataque e a defesa, ou seja: Dano = Ataque - Defesa.

O número rolado no dado de 20 faces (representado, na fórmula, como d20), além de ser um fator gerador para o dano final, pode ser decisivo em duas situações: se o dado de ataque der 1, o ataque falhará, mesmo que o narrador tenha dito que esse seria certeiro; se o der 20, o dano será dobrado, conforme especificações da arma. A defesa segue a mesma linha.

Os ataques mágicos funcionam de maneira similar, porém, no lugar da força, é usado o atributo predominante no tipo de magia do player, e, caso algum catalisador – como cajados e varinhas – seja usado, o dano desse também é acrescido no cálculo. Sendo assim, temos que:

      Ataque mágico com equipamento = atributo + dano da arma mágica * dano da magia + d20
       Ataque mágico sem equipamento = atributo + dano da magia + d20


Resumindo


As etapas do combate podem ser simplificadas e exibidas da seguinte forma:

     Passo 1: Compara-se a destreza dos players para definir a ordem de ataques;
     Passo 2: O player 1 faz seu post inicial conforme as regras estipuladas acima;
     Passo 3: O player 2 faz a defesa do ataque recebido e então é livre para agir conforme as mesmas regras;
    Passo 4: O player 1 então tem o direito à sua defesa das ações do então defensor, e a nova rodada de ações;
     Passo 5: O narrador dá seu veredicto, rola os dados para os ataques efetivos e, em novo post, calcula o dano, encerrando assim o primeiro turno.
     Passo 6: Volta ao passo 1.

The Queen

Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos